segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Basílica da Natividade, em Belém, ganha novos quadros

Belém e o seu Status quo

Na Basílica da Natividade, em Belém, as três comunidades cristãs (gregos ortodoxos, armenos e franciscanos - para os católicos latinos-) colaboram juntas para cuidar da manutenção e da acolhida aos peregrinos que vem à Gruta e à Basílica bizantina, segundo o regulamento fixado pelo status quo em 1852. Assim, os últimos meses demonstraram que, além das rígidas normas do passado, as três comunidades são capazes de uma construtiva colaboração.

No início do mês de maio desse ano, nós franciscanos, em acordo com os superiores gregos e armenos, mudamos os três quadros que ornam a Gruta da Natividade, substituindo os que foram colocados em 20 de julho de 1885. Os quadros removidos estavam marcados com sinais de queimaduras e cera, bem como escurecidos pela fumaça das velas.

As três pinturas que substituíram os referidos quadros representam a natividade de Jesus e a visita dos pastores, a adoração dos Magos, e o coro dos Anjos que trazem o anúncio evangélico de Glória in excelsis Deo – Pax hominibus bonae voluntatis.

Estes quadros foram preparados justamente para a Gruta da Natividade, pois assim o confirmam as medidas exatas, correspondentes às molduras da Gruta e, sobretudo, pela escolha de pintá-las numa sutil lâmina de ferro. Este insólito material foi escolhido justamente para impedir os incêndios provocados por um acidental contato com as chamas das velas. Os quadros foram pintados na Alemanha na segunda metade do século XIX por representantes da escola dos Nazarenos. A pintura dos Anjos (205x36cm), colocada sobre a manjedoura, é obra de Joseph Lehren e foi pintada em 1877. Os outros dois quadros são obras de Carl Clasen, falecido em 1886, sendo possível de se ler a sua própria assinatura sobre as pinturas, bem como a cidade onde foram pintadas, Düsseldorf. Na manjedoura foi colocada a obra que representa a natividade com a adoração dos pastores (91x57cm) e, sobre o altar onde é celebrada a Santa Missa foi posto o quadro de 122x55cm que representa a adoração dos magos.

Aproveitando da ocasião foi mudada também a estrutura da madeira sobre as quais ficavam os quadros dos Anjos.

O espírito de colaboração das três comunidades encontra um outro evidente testemunho no acordo alcançado para a renovação do sistema elétrico. No dia 21 de julho, os Gregos e os Armenos iniciaram o grande trabalho de substituição de todos os fios elétricos nas respectivas áreas da Basílica. No entanto, nós franciscanos ainda temos um projeto de renovação da rede elétrica na parte da Gruta que é de nossa responsabilidade.

Esperamos que esta boa colaboração continue e que o fraterno diálogo ecumênico nos conduza para um comum acordo que nos permitirá enfrentar o grande problema do telhado da Basílica.

Frei Jerzy Kraj, ofm – Guardião de Belém
Tradução: Frei Diego Atalino de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário