domingo, 24 de agosto de 2008

Novas descobertas arqueológicas na Galiléia

Único pela sua dimensão, recentemente foi descoberto um complexo de produção de óleo da época bizantina. Segundo os especialistas, trata-se de uma das maiores descobertas do país encontrada até agora. As escavações foram conduzidas pela Israel Antiquities Authority em Moshav Ahihud, na Galiléia ocidental, pertencentes ao projeto de desenvolvimento e ampliamento do local.
Segundo Michale Cohen, diretor das escavações, no século VII d.c houve um incêndio de grandes dimensões, cujos resquícios são perfeitamente evidentes sobre as paredes do edificio. As chamas destruíram a estrutura causando a interrupção das atividades produtivas da época.
No centro do complexo há um moinho (constituido de uma grande pedra circular) sobre o qual era colocada uma mó. Ao lado das bases da prensa foram encontradas fendas e outros espaços usados para separar o óleo de outros sedimentos líquidos.
Há também dois reservatórios com capacidade para cerca de 20 mil litros, que eram usados para conservar o óleo. Os reservatórios e as extremidades das paredes que os separavam eram revestidos com mosaicos que continham representações geométricas e inscrições ainda não decifradas.
Entre os objetos encontrados durante as escavações, há muitos restos de telhas, colunas de mármore, dois fragmentos de balaústre em mármore, muitas lâmpadas e uma corrente em bronze usada para mantê-las supensas. Estes objetos indicam que nas proximidades existia uma igreja e que, provavelmente, o complexo estava situado dentro de um mosteiro bizantino da época. Também há evidências de que o lugar foi ocupado durante toda a primeira parte do período islâmico entre os anos 638 e 1099.
Assim, devido à grande importância da descoberta, está sendo estudada a possibilidade de conservar e abrir o sítio arqueológico para a visitação pública.

Tradução: Frei Diego Atalino de Melo
Fonte: http://www.custodia.org/spip.php?article3759&lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário