terça-feira, 18 de novembro de 2008

Celebração de Duns Scotus

Sob a iniciativa do Studium Biblicum Franciscanum, foram desenvolvidas as festividades para a inauguração do ano acadêmico. A cada ano, tal inauguração se dá pela ocasião da festa do Beato Duns Scotus, que assume, nesse ano de 2008, uma maior solenidade devido ao VII centenário de sua morte.

No dia 08 de novembro pela manhã, a sala do auditório de São Salvador encontrava-se repleta de frades franciscanos, capuchinhos, religiosos e religiosas que vieram para participar das três conferências do dia.
A magistral conferência de Frei Paolo Martinelli OFMCap tinha como tema: São Francisco de Assis e a fé: atualidade de uma experiência cristã. Também houve a exposição de Frei José Rodriguez Carballo OFM, Ministro Geral da Ordem: O Beato João Duns Scotus (1266-1308) sinal profético para a Ordem Franciscana e para a Igreja. E por último a conferência de Frei Frédéric Manns OFM: Ecos do Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

No dia seguinte, domingo dia 9, no Getsêmani houve a missa solene presidida pelo Ministro Geral, Frei José Rodriguez Carballo OFM, acompanhado pelo Custódio da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa, pelo vigário custodial Frei Artemio Vítores e pelo provincial da Província de Santa Edwiges, da Polônia, Frei Waclaw Satnislaw Chomik. Além dos frades da Custódia, professores e alunos do SBF, bem como os seminaristas franciscanos, estavam presentes também 48 franciscanos polacos, que estavam em peregrinação. A eucaristia foi concelebrada por inúmeros sacerdotes.

Na homilia, o Ministro Geral recordou que Duns Scotus foi capaz de, graças ao estudo, alimentar o diálogo entre o conhecimento e a devoção, a contemplação e a pesquisa, a ciência e a caridade. Neste sentido, pode ser considerado ainda hoje, tanto para os franciscanos quanto para aqueles que não pertencem à Ordem, um mestre e guia.

A presença dos frades polacos da Província de Santa Edwiges, convidados para o almoço em São Salvador, foi uma ocasião para o Custódio da Terra Santa entregar a medalha do peregrino ao Provincial da referida província, Frei Waclaw Stanislaw Chomik. Após o almoço, o Custódio se dirigiu também aos frades, apresentando a realidade da Custódia.

Atualmente 22 frades polacos estão presentes na Terra Santa, dos quais 4 pertencem à Província de Santa Edwiges. 

Tradução: Frei Diego Atalino de Melo
http://www.custodia.org/spip.php?article4261&lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário