terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Restauração da gruta da Anunciação

A gruta da Anunciação em Nazaré está, neste momento, no centro das atenções em relação aos lugares santos. A sua restauração está em andamento, com descobertas de pinturas e grafites surpreendentes.

Em Nazaré, está presente o grupo da Universidade de Florença, dirigido pelo Prof. Piergiorgio Malesani e pelo Prof. Piero Baglioni, auxiliados pelo Dr. Rodorico Giorgio.

A rocha da Gruta há muitos anos mostrava um evidente estado de progressivo degrado do material lapidoso. Esta grave deterioração foi provocada, sobretudo, pelas restaurações dos anos 70, quando foi utilizado polímero, uma substância plástica que comprometeu a matriz originária da pedra. Este processo foi acelerado pelo fluxo contínuo de peregrinos, como é possível ver por meio da monitoração da umidade e da temperatura.

Durante o trabalho, ocasionalmente são descobertos elementos novos, como resquícios de pinturas sobre as paredes e grafites deixados pelos peregrinos, como simples cruzes ou letras gregas, ou também decorações florais que voltaram à luz, que já tinham sido documentadas e que será possível rever.

Para o frei Eugenio Alliata, cada descobrimento é particularmente bem-vindo, pois testemunha a devoção milenária de que foi objeto a Casa de Maria, local da Anunciação angélica e da Encarnação do Verbo. Cada elemento encontrado, grande ou pequeno que seja, depois de ter sido cuidadosamente documentado e estudado no seu contexto será, no final, apresentado ao público.

As intervenções que serão feitas por Salvatore Napoli, que está usando uma tecnologia muito sofisticada, são de remoção de todo o material polimérico que foi usado pela precedente restauração de modo inoportuno.
   
http://www.abiblia.org/newsView.asp?id=99

Nenhum comentário:

Postar um comentário