sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Peregrinação à casa da Amizade


Hoje, quinta-feira, 29 de julho, a Igreja de Jerusalém celebrou a festa dos santos Lázaro, Marta e Maria, e a Custódia foi em peregrinação até o santuário franciscano de Betânia, contiguo à tumba de Lázaro.

A manhã está muito calorosa e não teria uma grande participação se não fosse por um grupo de cerca de quarenta sacerdotes da América Latina, hospedados enquanto completam seus estudos no centro de Notre Dame, unindo-se a uma dezena de frades menores, alguns paroquianos infatigáveis de Jerusalém e uns poucos religiosos.

Um primeiro grupo de peregrinos, chegados na primeira hora, pôde visitar os Lugares, guiados por Frei Artemio Vítores, Vigário custodial.

Enquanto um grupo de peregrinos celebrava na capela chamada de Os Cruzados, frei Artemio presidia a missa na Igreja do Santuário.

Em sua homilia, sublinhou que é nesta casa da amizade que se pode compreender melhor o coração de Jesus. Do mesmo modo, na qualidade das relações com Marta e Maria, podemos descobrir a beleza da liberdade com a qual Jesus se relacionava com as mulheres, apesar dos costumes e hábitos de seu tempo. Aproveitou também a ocasião para recordar de um amigo, frei Ignácio Peña ofm, que na vigília desta festa foi chamado à casa do Pai depois de uma vida cheia de trabalho, estudo, serviço à Custódia e de prova e sofrimento nos últimos anos.

Depois da missa, pôde visitar e rezar na tumba de Lázaro. Neste lugar, agora islâmico, onde se construiu uma mesquita – assim como na Ascensão e no Cenáculo –, é permitido aos franciscanos a possibilidade de celebrar missa uma vez ao ano, como assim se fez, às 6 da manhã.

Espera-se que os trabalhos de reestruturação do caminho, embelezados e repletos de tendas de recordações, atraia ainda mais os peregrinos, como assim esperam as autoridades locais.

De fato, como disse frei Michael Sarquah ofm, da fraternidade de Betânia, a situação de fechamento em que se encontra o santuário, separado de Jerusalém pelo Muro – a barreira de segurança israelense – dissuade a maior parte dos peregrinos de chegarem até aqui enquanto recorrem à estrada que vai a Jericó.

Há um longo caminho para os peregrinos que hoje querem chegar até Betânia, que se encontra em cima do Monte das Oliveiras, muito próximo de Jerusalém. Até aqui somente se pode chegar, hoje em dia, de ônibus, enquanto que pelos anos setenta os frades e peregrinos podiam chegar a pé de Jerusalém.
Duas paradas, a primeira na Ascensão e a segunda no Carmelo do Pater Noster, permitem novas procissões e leituras do Evangelho seguindo os passos de Jesus sobre este monte.

A próxima ocasião de peregrinação para a Custódia será, segundo a liturgia, o dia 6 de agosto, ao Monte Tabor, para recordar a Transfiguração de Jesus. Depois, no dia 15 de agosto, até à Tumba da Virgem Maria.

Todos aqueles que quiserem e puderem estão cordialmente convidados às peregrinações dos frades.

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.fr/Peregrinacion-a-la-casa-de-la.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário