domingo, 19 de setembro de 2010

Abertura de nova igreja em Beit Hanina

Beit Hanina, na periferia de Jerusalém... uma zona populosa a poucos quilômetros da Cidade Velha. Aqui, junto a uma grande maioria de árabes muçulmanos, moram algumas famílias cristãs (cerca de 600). Desde o começo dos anos 60, neste bairro, a paróquia foi dirigida pelos frades da Custódia da Terra Santa (uma das filiais pertencentes à paróquia latina franciscana de Jerusalém) e constitui o único e fundamental ponto de referência para todos os residentes cristãos, não somente para os católicos.

Para todos eles, o domingo passado foi uma importante jornada festiva, porque foi inaugurada a nova igreja dedicada a São Tiago. Quatro meses de trabalho de restauração e de ampliação que presenteou à comunidade uma nova igreja, belíssima, completamente renovada e com maior capacidade, com um grande altar e novas pinturas nas paredes. Na missa, celebrada no novo edifício sagrado e presidida pelo Custódio da Terra Santa, frei Pierbattista Pizzaballa, participaram ao menos 500 pessoas. Em Beit Hanina, o principal objetivo dos franciscanos (que nos anos passados promoveram a construção de um complexo residencial para alojar às numerosas famílias cristãs deste bairro) foi sempre o de criar um lugar cristão de união, encontro e de formação, sobretudo para os jovens.

Desde há alguns anos, funciona um centro social com diferentes atividades religiosas e culturais, com aulas para catequese, salas polivalentes e até uma pizzaria (gerida por uma cooperativa de jovens palestinos).

Agora também está, em projeto, a construção de um complexo poliesportivo com campos de jogo e uma piscina. Isto é, novas oportunidades de trabalho para muitos e, além disso e sobretudo, um centro “poliesportivo” educativo cristão que, através das atividades esportivas, o jogo, as conferências, transmite aos jovens palestinos os valores do Evangelho, para que possam ser uma igreja feita de “pedras vivas”, numa realidade multirreligiosa. Os diferentes projetos são financiados pela Conferência Episcopal Italiana, Unicoop Firenze, a Fundação João Paulo II e muitas outras entidades e associações privadas. O verdadeiro “motor” de todas essas iniciativas e da vitalidade da “Beit Hanina cristã” – que beneficiará inclusive a toda comunidade paroquial de Jerusalém – é o P. Ibrahim Faltas que, por motivo da ocasião especial de ontem, celebrou sua última missa como pároco, antes de assumir sua nova tarefa dentro da Custódia da Terra Santa.

Tradução: Frei Leonardo Pinto do Santos
http://www.custodia.fr/Apertura-de-la-nueva-iglesia-de.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário