segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Belém: firmado um acordo histórico

Quinta-feira, 2 de setembro: O Custódio da Terra Santa, frei Pierbattista Pizzaballa, firmou um acordo oficial histórico em Belém: este relativo ao restauro do teto da Basílica da Natividade de Jesus.
Na presença do Primeiro Ministro palestino, M. Salam Fayyad e do M. Ziad Al Bandak, conselheiro do Presidente Mahmoud Abbas para as Questões cristãs e ao mesmo tempo presidente do Comitê para o restauro da Igreja, o Custódio da Terra Santa, o Patriarca greco-ortodoxo Theophilos III e o representante do Patriarcado armênio, Torkom II Manoogian, têm por esse motivo estipulado o acordo pelo restauro. De fato, na Basílica da Natividade, assim como em todos os santuários regidos pelo Status Quo, nenhuma obra de restauro pode ser realizada sem um prévio acordo dos três “coproprietários”.
Este acordo se tornou possível graças à insistência do Presidente Mahmoud Abbas, que já em novembro 2008 havia exortado às Igrejas a fazerem uma aliança. Juntando o gesto à palavra, o presidente da Autoridade Palestina tem também colocado à disposição um orçamento de um milhão de dólares – segundo as notícias veiculadas pela Agência France Presse (AFP).
O Custódio da Terra Santa, de sua parte, declarou ao Franciscan Media Center: “É o início de um novo modo de estar junto em Belém. Esta belíssima Basílica, antiguíssima, que necessitou de restauro e que se transformou no símbolo de nossa incapacidade de diálogo e que, ao contrário, agora se tornará no novo lugar onde as Igrejas demonstram que sabem colaborar.”
Estava presente também para firmar o acordo o professor Remigio Rossi, chefe do grupo de especialistas internacionais que se ocupam do restauro. Os trabalhos deverão durar 150 dias, mas não se conhece a data do início dos mesmos.
Urgência dos trabalhos
Qualquer um que venha a visitar a basílica nos dias de chuva ficará assombrado ao ver as poças que se encontram aqui ou ali sobre o piso. O teto, deixado sem manutenção depois do último restauro em 1832, está notavelmente danificado, e isto causou também o deterioramento dos restos dos mosaicos e dos afrescos.
Recordamos que a basílica de Belém não é somente um dos mais importantes Lugares Santos da cristandade, mas também uma das mais antigas igrejas do mundo. Construída no início do IV século pelo imperador Constantino, e restaurada pelo imperador Justino no VI século, a basílica foi poupada pelo tempo, por causa das invasões dos Persas de Cosroe do século VII, porque os Reis Magos que aí são representados vestem roupas orientais.
O esquema da estrutura atual do teto remonta à maior obra de restauro que a igreja conheceu, de 1435 a 1479. No relatório que a UNESCO dedicou ao teto da basílica da Natividade, em 2000, os especialistas haviam afirmado que a longevidade de um teto se estima geralmente em torno aos 150 anos. Estavam estupefatos diante do fato que esse havia resistido três vezes mais.
   Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
   http://www.custodia.fr/Bethlehem-a-historic-agreement.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário