segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dois novos frades na Custódia da Terra Santa

Trata-se de frei Tony Choucry e frei David Grenier, que nesta quinta-feira, 16 de setembro, emitiram a profissão temporária dos votos religiosos durante a celebração que aconteceu em Belém, na Igreja de Santa Catarina, ao lado da Basílica da Natividade.
O rito foi oficiado pelo Custódio da Terra Santa, frei Pierbattista Pizzaballa, acompanhado por cerca de quarenta frades e com numerosa presença de religiosos e fiéis, entre esses um grande grupo de freiras de diversas congregações. Com este rito, estes dois noviços, uma vez terminado seu período de discernimento e preparação, professam publicamente os conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade e são acolhidos pela fraternidade dos frades menores da Custódia da Terra Santa, um compromisso que deverá ser renovado durante alguns anos antes que se faça de maneira definitiva e solene.
Durante a homilia, o padre Pierbattista disse que “deixar tudo por Cristo significa redescobrir todas as coisas de uma maneira nova e profunda. Apesar das dificuldades e privações é belo entregar a vida pelo Senhor Jesus Cristo pobre e crucificado, seguindo as pegadas de São Francisco. De fato, a cruz, para nós cristãos, não é somente sofrimento, mas, e sobretudo, é o sinal supremo do amor de Deus pela humanidade. Vós – continuou frei Pierbattista Pizzaballa dirigindo-se aos candidatos – quereis abraçar a Cristo, mas é Cristo que os abraça primeiro e continuará fazendo não de forma utópica, mas concretamente, através desta fraternidades que os acolhe”.
Tony Choucry nasceu em 13 de março de 1966, em Beirut, Líbano, e foi batizado na Igreja maronita. Sua experiência de trabalho inclui ter sido diretor de enfermaria, inspetor de fazenda do Ministério de Economia e diretor de uma empresa de móveis de escritório. Conseguiu o diploma de perito jurado e uma licenciatura em contabilidade. Conheceu o franciscanismo no âmbito da Ordem Franciscana Secular do Líbano, no qual desempenhou o papel de diretor de 2001 a 2007. Depois de encontrar-se com frei Tawfiq Bou Merhi, promotor vocacional no Líbano, Tony decidiu embarcar-se na vida religiosa com os franciscanos da Custódia da Terra Santa.
David Grenier nasceu em 18 de março de 1977, em Sherbrooke, Canadá. Sua família é originária de Quebec, região francesa. Conseguiu o diploma em Ciências da Palavra (teatro e comunicação) e a licenciatura em Filosofia. David desempenhou diferentes atividades em vários campos, como ator, guia, secretário, corretor da língua francesa, etc., além de haver oferecido um serviço qualificado no santuário de São José, em Montreal. Entre seus trabalhos no âmbito da comunidade cristã, organizou retiros espirituais e teve experiências de trabalho caritativo com os presos. Foi também diretor de um periódico cristão, animador de programas radiofônicos e responsável da formação dos leigos. David conheceu a vida franciscana em Washington, no âmbito do Comissariado da Terra Santa, e decidiu posteriormente iniciar o caminho da vida religiosa franciscana que o levou às distintas etapas do aspirantado (em Montefalco, Itália, em 2008), do postulantado (em Ain Karem, em 2009) e do noviciado, em Belém.
Frei Tony e frei David deixaram agora Belém para juntar-se ao seminário de São Salvador em Jerusalém, onde iniciarão os estudos teológicos. Ali se encontrarão de novo com seu mestre, frei Noel Muscat, que continua sua experiência de formador, passando do noviciado de Belém ao seminário de Jerusalém, onde o aguardam mais de trinta frades estudantes de diversas nacionalidades.
Com frei Tony Choucry e frei David Grenier, o número de frades que trabalham na Custódia da Terra Santa se aproxima dos trezentos (296).
FRC
   Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
   http://www.custodia.fr/Dos-nuevos-frailes-para-la.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário