segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Iftar é celebrado por cristãos e muçulmanos

Em Jerusalém, há um dia no ano em que todos fazem um esforço para chegar na hora. Na quinta-feira, 2 de setembro, o compromisso foi às 19h08 em ponto, quando, para os muçulmanos da Terra Santa, o canhão é disparado para anunciar o fim da festa do Ramadan.
A maioria dos líderes das Igrejas de Jerusalém estava presente no Centro Notre Dame, além dos convidados muçulmanos, na hora estabelecida, para dividirem uma sopa, as tâmaras e o homus tahine.
Também é a única data no ano em que uma refeição oficial não é precedida por discursos. Não obstante, estes não foram esquecidos, uma vez que os dignitários muçulmanos puderam saciar a sede e o apetite.
O primeiro a discursar foi o Patriarca Greco-Ortodoxo Theophilos III, seguido pelo Patriarca Latino Fouad Twal. O Grande Mufti de Jerusalém, Muhammad Ahmad Hussein respondeu às calorosas e amistosas palavras de introdução, com semelhantes palavras fraternas, pedindo aos líderes das Igrejas, em particular, para fazerem de tudo o que for possível a fim de cessar a hemorragia de emigração de cristãos da Terra Santa. Estas palavras tocaram os cristãos, pois que afirma que a radicalização islâmica da sociedade palestina não está facilitando, de fato, suas vidas nesta terra, que eles têm dividido por quatorze séculos.
Todos os discursos mencionaram o desejo para uma Jerusalém que seja uma “cidade de Deus” e da paz e da justiça. A retomada das negociações diretas entre Palestinos e Israelenses – que neste mesmo momento está acontecendo em Washington – também marcou o espírito de abertura. Não se pode dizer que os discursos transmitissem uma esperança ilusória... pelo menos eles aspiram que a espiral violenta possa cessar.
Enquanto cristãos e muçulmanos estavam comendo, um grande grupo de judeus israelenses tinha reservado o terraço para o jantar. Passando de uma mesa a outra, um dos empregados do Centro de Notre Dame sublinhou: “É tão simples como é agora, apenas estar juntos em Jerusalém”.
Outro convidado se ajuntava ao grupo: o pastor Olav Fykse Tveit, secretário geral do Conselho Ecumênico das Igrejas (World Concil of Churches) em visita a Jerusalém. Se a Cidade Santa não tem sido um exemplo de unidade, pelo menos é capaz de oferecer esses pequenos eventos na maior simplicidade.
Mab
   Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
   http://www.custodia.fr/The-heads-of-the-Churches-invite.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário