quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Festa dos Santos Inocentes em Belém


Depois de um número recorde de peregrinos e turistas no Natal, paz e quietude retornaram à cidade onde Jesus nasceu.

Em sua peregrinação a Belém, em 28 de dezembro, para celebrar a memória dos Santos Inocentes, os franciscanos da Custódia da Terra Santa não esperaram ter de fazer seu caminho por uma multidão de fiéis para conseguirem celebrar a Missa Votiva em São José da Gruta, próxima ao altar dedicado aos pequenos mártires. Assim foi o que aconteceu. Sem consultar uns aos outros, muitas religiosas, irmãs do Rosário, irmãs de São José, irmãs franciscanas, irmãs de Madre Teresa, irmãs brigidinas e mesmo irmãs beneditinas, que geralmente são enclausuradas, todas tiveram o mesmo impulso de “visitar e rezar nos lugares santos entre a multidão.

Entre todos criou-se uma atmosfera fraternal e de intimidade durante a Missa presidida pelo Padre Artemio Vitores, o Vigário Custodial. Em sua homilia, ele recordou quão antiga era a tradição dos Santos Inocentes, mencionando não somente os Evangelhos, mas também na tradição da Igreja, com a referência da festa no sacramentário leonino, dos inícios do século V. Padre Artemio então recordou os dramas dos quais as crianças no mundo de hoje são vítimas, incluindo seu nascimento, convidando a assembleia a lembrá-los em suas orações. No final, o Vigário concluiu sobre o que o apelo “voltar a ser como uma criança” pode significar hoje.



Padre Artemio e os estudantes do seminário, que o acompanharam para servir e cantar a Missa, ficaram em Belém para partilhar a refeição com a fraternidade local e mais uma vez de novo, todos os irmãos retornaram juntos à Gruta pela tarde para lembrar os santos inocentes, durante o ofício das vésperas, antes de retornarem à Jerusalém.

Mab

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Feast-of-the-Holy-Innocents-in,9172.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário