terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Peregrinação natalícia ao Campo dos Pastores


Na tarde do dia de Natal, os frades da Custódia da Terra Santa foram a Beth Sahur, nos dois santuários que recordam o lugar do aparecimento dos anjos aos pastores, um greco-ortodoxo e outro custodiado pelos franciscanos. São as assim chamadas “peregrinationes”, peregrinações que os frades realizam por séculos para rezarem nos lugares que viram os santos eventos no mesmo dia em que se comemora liturgicamente.

O grupo dos franciscanos foi guiado pela primeira vez por P. Stéphane Milovitch, novo guardião do convento de Belém, e mais vinte frades (os outros estavam ainda empenhados nos serviços natalícios solicitados nos outros santuários). A oração na gruta ortodoxa teve início com a Ladainha dos santos, seguida da leitura do Evangelho dos pastores (Lc 2, 8-14) em árabe e latim. No momento em que a passagem evangélica diz que os anjos cantaram o Gloria in excelsis Deo, também os frades entoaram o Gloria e a antífona gregoriana “Angelus as pastores”. A celebração no Campo dos Pastores ortodoxo concluiu-se com o cano “Adeste Fideles”.

Em seguida, os frades foram ao Campo dos pastores latino, onde tiveram de se colocar
entre uma multidão de fiéis. De fato, na noite e no dia de Natal, o santuário franciscano é
particularmente cheio de peregrinos que com os “pastores” vêm celebrar a santa missa de Natal. O responsável do santuário, P. Arkadius, calculou-os sessenta e quatro, entre as quais duas missas celebradas pela comunidade filipina, cada uma com ao menos 150 pessoas. O canto italiano “Tu scende dalle stelle” introduziu a liturgia, mais breve que a precedente, com o mesmo evangelho, proclamado desta vez em italiano. Depois da intercessão, da oração do Pai Nosso e da bênção, o canto “Puer natus in Bethlem” concluiu a peregrinação natalícia dos “Frades da Corda”.

FRC

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Pellegrinazione-natalizia-al-Campo.html?lang=it

Nenhum comentário:

Postar um comentário