terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Começa em Jerusalém a Semana pela Unidade dos Cristãos


Em Jerusalém, o termo “ecumenismo” tem o sabor de cotidianidade, sabor doce e, às vezes, amargo, mas nunca insípido. Esta é a frase que pode resumir o pensamento de quem está vivendo esta Semana da Unidade dos cristãos em Jerusalém, semana que foi inaugurada neste sábado quando católicos e protestantes assistiram a oração das “Completas”, a celebração do “Apodeipnon” dos gregos ortodoxos no Calvário, uma semana depois que o resto do mundo, em respeito à “última” Epifania, celebrada pelos armênios ortodoxos.

O tema da Semana da Unidade dos cristãos deste ano eleito pela “Igreja Mãe” de Jerusalém é o texto dos Atos dos Apóstolos que fala das origens da comunidade de Jerusalém, onde os primeiros cristãos viviam “unidos pelo ensinamento dos apóstolos na comunhão, no partir o pão e na oração” (At 2, 42).

Na apresentação da Semana da Unidade 2011 por parte do Pontifício Conselho para a promoção da Unidade dos cristãos junto ao Conselho Mundial das Igrejas, sublinhou-se a peculiaridade de Jerusalém: “A comunidade atual vive muitas das alegrias e das dores da igreja primitiva; a mesma injustiça e discriminação; as mesmas divisões, mas a mesma perseverança fiel e o reconhecimento de um sentido mais amplo de unidade entre os cristãos. As igrejas de Jerusalém nos oferecem hoje uma boa visão do que significa lutar pela unidade dos cristãos em meio a tantos problemas. Mostra-nos como a chamada unidade é muito mais do que simples palavras e que, em efeito, pode levar-nos a um futuro no qual se prevê e se inicia a construção da Jerusalém celeste”.

Ontem se pôde sentir com força o desejo de unidade por parte dos gregos melquitas católicos da acolhedora igreja da Anunciação, a dois passos do patriarcado latino, que para a ocasião estava cheia de fiéis de diferentes ritos. A oração de tradição bizantina e fundamentalmente em árabe, foi presidida pelo vigário do patriarca melquita, o Rvmdo. Youssef Jules Zerey, na presença dos representantes das outras igrejas e foi seguido por um pequeno comes e bebes, momento precioso para confraternizar e trocar algumas palavras.

Os ofícios ecumênicos continuarão durante toda a semana sob o patrocínio das igrejas armênia ortodoxa, luterana, católica latina, sírio ortodoxa, etíope ortodoxa e anglicana. Os franciscanos da Custódia, representantes do rito católico latino, serão os encarregados de conduzir a oração na quarta-feira na igreja paroquial de São Salvador, e na quinta-feira no Cenáculo, lugar onde, excepcionalmente, permite-se celebrar a liturgia somente três vezes ao ano.

Jerusalém, que durante esta semana se mostra em sua diversidade de Igrejas majoritárias e minoritárias, esforça-se, não sem tensão, em ser canteiro de unidade.

E.C.

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Si-e-aperta-a-Gerusalemme-la,9284.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário