quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Felicitações da Custódia às Igrejas Ortodoxas


Na segunda-feira, 10 de janeiro, os franciscanos da Custódia foram a diferentes Patriarcados Ortodoxos para oferecer suas felicitações de Natal e de Ano Novo aos líderes das Igrejas.

A primeira visita foi à Igreja Ortodoxa Grega, onde os franciscanos foram seguidos por líderes de todas as Igrejas Ortodoxas, Católica e Protestante. A delegação católica foi acompanhada pelos bispos e auditores da Coordenação da Terra Santa.

Quando os prelados chegaram aos respectivos Patriarcados, os franciscanos retomaram suas visitas. Os “kawas” abriram o caminho para ir aos Coptas, depois aos Siríacos e por fim aos Etíopes. Depois de 20 de janeiro, será a vez dos Armênios, mas eles ainda não celebraram o Natal.

Neste dia de felicitações, os ataques em Bagdá e Alexandria foram novamente lembrados. Esses eventos têm marcado profundamente os cristãos do Oriente Médio e as felicitações deste ano certamente evidenciaram solidariedade e maior compaixão entre as Igrejas na região, agora que o número de cristãos no Oriente Médio continua a diminuir. “Esse massacre”, disse o Arcebispo Copto, “é semelhante àquele dos Santos Inocentes. Possa o Senhor aceitar esse sacrifício de Natal!”

As Igrejas Copta, Siríaca e Etíope particularmente agradeceram aos franciscanos pela visita, considerando-a uma honra e uma alegria. E esta alegria, que tem origem no Nascimento do Menino Jesus, tem ajudado a suplantar as experiências dramáticas e continua a alimentar esperanças para o novo ano.

Mab

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/The-Custody-s-greetings-for-the.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário