quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Oito bispos na missa dominical de Jericó

A menor paróquia de toda a Terra Santa, segundo palavras de seu novo pároco, frei Ibrahim Sabbah ofm, acolheu nada menos que oito bispos em sua missa dominical deste 9 de janeiro. Por motivo de sua peregrinação, às margens do rio Jordão, no dia em que a Igreja celebra o Batismo do Senhor, os bispos da Coordenação da Terra Santa visitaram a paróquia do Bom Pastor para unirem-se às orações da comunidade local. Os cânticos de Natal e a missa dos Anjos foram cantadas em árabe com grande fervor pela pequena mas muito ativa comunidade, ainda mais feliz pela presença e pelas vozes de numerosas crianças. Entre eles, Samir, filho de Lina e Giries, de apenas poucas semanas – ou melhor, alguns dias – que foi abençoado e levado ao altar pelo Mons. William Kenney, bispo auxiliar de Birmingham, que presidiu a missa.

Em suas palavras de acolhida, frei Ibrahim manifestou a alegria da comunidade ao receber esta delegação que representa as conferências episcopais da Europa, Escandinávia e América do Norte e que é sinal da unidade da Igreja Católica. “Sejam bem-vindos e saibam que esta paróquia é também vossa”.

De sua parte, Mons. William Kenney agradeceu pela calorosa acolhida e, depois de haver explicado à assembleia que a Coordenação da Terra Santa vem a cada ano manifestar sua comunhão e estudar como suscitar uma maior solidariedade entre as Igrejas ocidentais e as da Terra Santa, convidou a rezar especialmente pela diocese de Tucson, Arizona, onde no dia anterior aconteceu um dramático episódio que custou a vida de sete pessoas. “Agora, o bispo desta diocese, Mons. Gerald Kicanas, encontra-se conosco e se reunirá amanhã com seus fiéis nos Estados Unidos, levando a eles a oração dos cristãos da Terra Santa.”

No final da celebração, os bispos, depois de terem trocado algumas palavras com os fiéis que falavam italiano ou inglês, escutaram frei Ibrahim falar das alegrias e das penas da paróquia de Jericó. “Ser pároco em uma paróquia tão pequena permite conhecer todos os fiéis, e também os ortodoxos, ainda mais porque o pároco deles é um monge grego e não pode, por causa de sua vida monástica e pelo fato de não falar árabe, acompanhar-lhes da mesma maneira. Significa também estar disposto a fazer um pouco de tudo: pároco, mas também diretor da escola, administrador, mediador, enfermeiro, assistente social... Há que se velar pelo rebanho, que continuamente é pressionado para que se converta ao islã ou ao protestantismo.


Depois deste discurso e depois de um almoço aos pés do Monte das Tentações, os bispos chegaram a seu destino, às margens do rio Jordão, para comemorar o Batismo do Senhor.

No dia seguinte e durante o resto da semana, os bispos reunir-se-ão com a Assembleia dos Ordinários da Terra Santa para discutir o mesmo tema que lhes vem ocupando por motivo do Sínodo para o Oriente Médio: “A Igreja católica no Oriente Médio: Comunhão e testemunho. ‘A multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma (At. 4,32)’”.

As conferências que seguirão tratarão do ecumenismo na vida cotidiana da Terra Santa e do diálogo inter-religioso com o Judaísmo e o Islamismo, também da peregrinação como meio de reconciliação e de paz.

A Coordenação da Terra Santa concluirá seus trabalhos com um comunicado final.

Mab

Tradução: Frei Leonardo Pinto dos Santos
http://www.custodia.org/Ocho-obispos-en-la-misa-dominical.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário