quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Juntos para salvar o Criado


Como as religiões podem responder às crises climáticas?

Foi este o tema de uma conferência sobre o desenvolvimento sustentável, acontecida em Jerusalém nos últimos dias. Os relatores foram diversos líderes religiosos: o rabino David Rosen, Diretor Internacional para assuntos inter-religiosos da Comissão Hebraica Americana; Zuheika Haj Salah, Vice-Ministro para assuntos religiosos para as autoridades palestinas e membro do Conselho das Instituições religiosas da Terra Santa, e Monsenhor William Shomali, bispo auxiliar de Jerusalém para a Igreja Latina.

O fórum foi organizado pela iniciativa do Centro Inter-religioso para o desenvolvimento sustentável. Objetivo: estudar os meios de colaboração diante dos desafios das mudanças climáticas, tendo em vista a importância da questão que interpela todas as religiões, chamando-as a comunicarem-se entre si e a propor pontos para influenciar a política e as determinantes decisões. 

“Respeitar a criação é respeitar o Criador”, foi esta a posição comum expressa de modo similar por todos os relatores. "A criação é um dom que deve ser tratado com atenção, e do qual nós devemos nos enamorar”, acrescentou o Bispo Mons. Shomali, referindo-se ao Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis. Além disso, sublinhou também a relação entre a proteção da natureza e a paz, citando as palavras de Bento XVI: “Se queres construir a paz, cuide do criado”.

Monsenhor Shomali também destacou outras questões de extrema atualidade na Terra Santa. Dentre elas: a dificílima situação ecológica de Gaza, que tem um sistema de drenagem deficiente, o que dela um lugar de águas costeiras muito poluídas. 

Durante o encontro se discutiu também a Declaração sobre as mudanças climáticas, recentemente assinada pelo Conselho das Instituições Religiosas da Terra Santa que reuniu hebreus, cristãos e muçulmanos.

O objetivo da declaração é de criar um efeito multiplicador de ações sobre as mudanças climáticas, aproveitando a autoridade moral dos líderes religiosos. “As mudanças climáticas representam um desafio global e é urgente uma intervenção – se lê na declaração. Reconhecemos as raízes espirituais desta crise e a importância de uma resposta religiosa.

Convidamos, por isso, todos os nossos fiéis para que considerem o planeta e seus recursos como um dom de Deus e reduzam as próprias emissões de gás, e exortamos os líderes políticos para que atuem com medidas severas para evitar danos piores ao clima”


Tradução: Frei Diego Atalino de Melo, OFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário