quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Embaixadores” da Custódia no mundo: III Congresso Internacional dos Comissários da Terra Santa

Comissários da Terra Santa

Será realizado em Jerusalém o III Congresso internacional dos Comissários da Terra Santa, dos dias 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Um evento de relevo dentre os encontros periódicos aos quais os Comissários são chamados para o confronto, troca e atualização recíproca, segundo previsto na legislação custodial. Os Comissários são figuras preciosas, podem ser definidos como “embaixadores” da Custódia da Terra Santa e funcionam como “pontes” entre a Custódia e os territórios a eles confiados, isto é, as diversas Províncias as quais pertencem. Como representantes da Custódia no mundo, colaboram no sustento e ajuda na sua missão, empenhando-se em diversas frentes: fazer conhecer e amar a Terra Santa, organizar e animar os peregrinos, recolher benfeitorias, cuidar das vocações orientadas à Terra Santa.

Os Congressos internacionais são compromissos muito esperados e atentamente preparados, e têm como objetivo cumprir a importante tarefa de aproximar as realidades da Custódia e dos Comissários, desenvolvendo e reforçando o diálogo entre as diversas partes, procurando assim responder as respectivas expectativas. No intuito de intensificar estas relações foram instituídos alguns meses atrás, sob explícita demanda e recomendação do Congresso Internacional dos Comissários anterior, realizado em 2006, o Escritório Custodial para a Coordenação dos Comissariados da Terra Santa. Trata-se de uma competência nova na história da Custódia, que surge para servir de auxílio ao governo custodial na relação com os Comissariados e na animação dos mesmos, e que tem entre seus deveres organizar os Congressos Internacionais.

No que diz respeito à internacionalidade que constitui uma característica histórica da Custódia da Terra Santa, também o Congresso dos Comissários contará com cerca de 110 participantes vindos do mundo inteiro entre os quais o Ministro Geral da Ordem, Frei José Rodriguez Carballo, o qual estará presente enquanto durar os trabalhos, como também a Cúria Geral, a Comissão econômica, a Cúria Custodial, os vice-comissários, especialistas, colaboradores, tradutores, secretários, fotógrafos, jornalistas. Um grupo variado e complexo, no qual estarão representadas as realidades franciscanas mais diversas de línguas, culturas e tradições, unidas no serviço à Terra Santa.

O programa de trabalho do Congresso, articulado em XXI sessões de trabalho, visa a individuação, comunicação e distribuição das oportunas estratégias de intervenção no que se refere a alguns problemas urgentes relacionados à Custódia e aos Comissariados. Os temas para aprofundamento compreendem alguns temas principais, para os quais estão previstos relatórios de especialistas que se concluirão com a formação de ao menos três perguntas, para indicar as pistas de trabalho para os grupos lingüísticos que após elaborar, apresentarão suas sínteses para a apreciação e discussão na assembléia, entre outros temas secundários, tratados através de breves comunicações voltadas a informar sobre alguns setores da vida da Custódia. As línguas previstas para o desenvolvimento dos trabalhos são: italiano, inglês e espanhol. Os três temas principais que serão submetidos à atenção dos Comissários durante este congresso serão: a situação econômica da Custódia e a contribuição dos Comissários, uma reflexão a partir das situações de crise e de incerteza econômica global, motivo pelo qual também a Custódia da Terra Santa se encontra em maiores dificuldades, dado que as necessidades aumentam enquanto a ajuda e recursos tendem a diminuir; as novas estratégias de comunicação da Custódia, um tema que pretende responder as novas expectativas e as novas exigências da comunicação atual, para as quais as estratégias tradicionais não são mais suficientes e que exigem a busca de novas modalidades de comunicação, instrumentos e conteúdos que façam apreciar e amar a Terra Santa; os aspectos pastorais e práticos da animação das peregrinações, com a realização de um texto de referência, ou seja, uma guia de trabalho, um manual que ajude aos Comissários a oferecer um serviço qualificado a Terra Santa e aos peregrinos que a visitam a partir de indicações fornecidas pelo Governo da Custódia. Em particular, um esboço deste texto de referência já foi enviado aos Comissários para que possam começar a examiná-lo e será novamente apresentado na assembléia plenária durante o Congresso por Frei Giorgio Vigna, responsável pelo recém criado Escritório para a Coordenação dos Comissariados da Terra Santa. Os grupos lingüísticos conduziram então um trabalho aprofundado de revisão e de re-elaboração do esboço, que será novamente discutido e submetido à aprovação de uma comissão designada. Ao término deste processo o texto será entregue ao Discretório para posterior aprovação e enfim, será transmitido ao Ministro Geral da Ordem.
O Congresso produzirá entre outros, um documento conclusivo dos trabalhos, também submetido a uma comissão, no qual serão indicados os temas levantados como tarefa das partes envolvidas, a Custódia e os Comissariados.

Texto de Caterina Foppa Pedretti

Fonte: http://pt.custodia.org/default.asp?id=2048&id_n=19174

Nenhum comentário:

Postar um comentário