sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Congresso dos Comissários latinoamericanos da Terra Santa


Nos dias 03 a 09 de fevereiro aconteceu o VIII dos Comissários latinoamericanos da Terra Santa. Participaram deste Congresso os comissários: Fr. Rafael Sube Jiménez, OFM (Argentina), Fr. Ivo Müller, OFM (Brasil), Fr. Jorge Egídio Hartmann, OFM (Brasil), Fr. Francisco Alexandre Viana, OFM (Brasil), Fr. Edilson Rocha da Silva, OFM(Brasil), Fr. Luis Augusto Lessa (GUTO), OFM (Brasil), Fr. Miguel Chuvirú Pesoa, OFM (Bolívia), Fr. Domingo Nicomedes Tapia Gutiérrez, OFM (Chile), Fr. Ramiro Rafael Acosta Cárdenas, OFM (Colômbia), Fr. Carlos Arturo Restrepo Giraldo, OFM (Colômbia), Fr. Luís Arcesio Gallardo Loja, OFM (Equador), Fr. Francisco Mauricio Espinoza Fernández, OFM (Honduras), Fr. Carlos Hernández Covarrubias, OFM (México), Fr. Fernando Comparan Aguilar, OFM (México), Fr. Luis Nevárez Lara, OFM (México), Fr. José María Zubizarreta Soraluce, OFM (Paraguai), Fray Miguel Ángel González Naranjo,  OFM (Venezuela). Os comissários contaram ainda com a assessoria de  Fr. Emérito Merino Abad, OFM (Espanha), de Frei Giorgio Maria Vigna (Jerusalém) e especialmente com a presença de Frei Pier Battista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa.

O congresso se realizou no Convento São Francisco, em Santiago, Chile.

A manhã do primeiro dia foi dedicada a uma reflexão sobre o ano da fé, assessorada pelo Fr. Santiago Segundo Andrade Triviño (vigário provincial da Província da Santíssima Trindade, Chile). Na parte tarde, houve a apresentação do Vademecum dos Comissários, apresentado pelo Frei Giorgio M. Vigna.

O segundo dia teve como assessor principal o Custódio da Terra Santa, que discorreu sobre os trabalhos realizados na Custódia, sobretudo com a ajuda dos colaboradores da Terra Santa, que são leigos empenhados no mundo todo em ajudar os Lugares Santos. Também teve a apreciação dos Estatutos da Conferência Latinoamericana, elaborados por Frei Ivo.

O terceiro dia foi abrilhantado pelo Frei Emérito Merino, que é um modelo de organizador de peregrinações para a Terra Santa na Espanha. São cerca de 60 grupos por ano, contando com ajuda de colaboradores leigos.

O quarto dia foi dedicado à partilha das experiências dos comissários, sobretudo na organização e condução dos grupos de peregrinos em visita aos Lugares Santos. Destacou-se a importância da boa preparação dos grupos, bem como dos frades comissários, enquanto guias destes grupos. No final do dia, houve a eleição dos coordenadores da Conferência, sendo eleitos: Frei Ivo (Presidente) e Frei Carlos Arturo Restrepo (Secretário – reeleito). 

A manhã do quinto dia foi ocupada pelas propostas e conclusões do congresso. Na parte da tarde, os Comissários foram visitar a vinha Concha y Toro, com direito a degustação de vinhos. Na sequência, visitaram uma casa de encontros da Província chilena, com capacidade para abrigar 160 pessoas para retiros e encontros de formação.

O sexto dia ficou aberto para uma visita ao Eremitério da Província (El Totoral), para um suculento almoço em Valparaíso, às margens do Oceano Pacífico, bem como para uma visita à linda cidade litorânea de Viña del Mar.

No sábado, alguns viajaram. Os cinco Comissários do Brasil ocuparam-se na parte da manhã para uma reunião de partilha de suas experiências. Debruçaram-se sobre a publicação e avaliação das primeiras edições da Revista Terra Santa em português e na na possível configuração de novos comissariados. Este assunto deve retornar à baila na próxima reunião, prevista para setembro deste ano. Na parte da tarde, alguns aproveitaram o tempo para visitar a cidade de Santiago e se depararam com uma surpresa. Praticamente todo o comércio estava fechado. Aconteceu que choveu nas montanhas e as torrentes de água suja interferiram nos reservatórios das cidade. Por lei, o comércio teve que ser fechado, por falta d’água, especialmente nos banheiros públicos, bares e restaurantes. No convento, o guardião deu uma garrafa de um litro e meio para cada frade (para tomar banho e escovar os dentes).
Os congressistas saíram de Santiago com um sentimento de gratidão pela hospitalidade e simplicidade vivida por aqueles frades, que não mediram esforços no melhor atendimento possível dos visitantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário