sexta-feira, 7 de junho de 2013

Festa de Corpus Christi em Beirute: antigo quarteirão cristão descobre suas tradições


Pela primeira vez, após uns trinta anos, os Franciscanos do Convento da Terra Santa, em Beirute, com os Padres lassalistas e a paróquia maronita, convidaram, ontem, a comunidade cristã local à celebração comum da festa do Corpo e Sangue de Cristo.
Em Gemmayzeh, no coração da cidade de Beirute, uns 500 fiéis e alunos reuniram-se para animar a procissão eucarística nas ruas do quarteirão, apesar da situação um tanto tensa no país.
A procissão partiu do convento dos Franciscanos e dirigiu-se, por quatro estações de oração e bênçãos, à igreja paroquial maronita, onde a celebração se concluiu com a bênção solene. Um participante da procissão, habitante do bairro, sublinhou a importância do quarteirão, colocado ao longo da antiga estrada, que, há mais de três mil anos, liga a cidade de Beirute àquela de Byblos.
Nos últimos anos, Gemmayzeh, quarteirão em que residem os cristãos, transformou-se, pouco a pouco, em zona trepidante de vida noturna, deplora a comunidade cristã. “As estradas não devem servir somente à animação ou manifestação política, mas também para testemunhar nossa presença cristã no coração desta cidade”, declarou Padre Toufic Bou Merhi, superior do Convento da Terra Santa, em Gemmayzeh. Ele sublinhou que os habitantes são especialmente afeiçoados a tais procissões. “As pessoas, que trabalham nos restaurantes e bares, deixaram seu trabalho não só para ver a procissão, mas para rezar e receber a bênção!” disse Padre Toufic, fazendo votos de que o Líbano reencontre um pouco sua religiosidade.
“Gemmayzeh não serve só para curtir a noite, mas também para rezar!” dizia um cartaz em forma de coração, carregado pelos alunos mais jovens do colégio. A procissão da festa de Corpus Christi foi um exemplo.
Andrea Krogmann
---
A presença da Custódia da Terra Santa, no Líbano, é assegurada por dois conventos, um em Beirute e outro em Harissa, nos quais seis frades (três e três) garantem o serviço espiritual, continuando a obra da Custódia em Beirute, Harissa, Trípoli, Tyr e Deir Mimas.

Fonte: http://pt.custodia.org/default.asp?id=2048&id_n=23500

Nenhum comentário:

Postar um comentário